Novo-consumidor

Numa época em que as marcas precisam atender um novo consumidor que se transforma em ritmo digital, as embalagens evoluem com atributos que valorizam o bem-estar, a sustentabilidade e a praticidade

Novo consumidor pede por embalagens mais inteligentes

Foi-se o tempo em que as marcas ditavam o que era tendência entre seus consumidores. Hoje em dia, por mais disruptiva que seja a ideia, se ela não estiver fortemente ligada às exigências do público-alvo, as chances de não conseguir os resultados esperados são grandes.

Atentas ao novo perfil do consumidor, globalizado e digital, as marcas estão revendo seus valores e se reposicionando, ampliando os investimentos em uma valiosa ferramenta para a percepção do produto: a embalagem. Nesse contexto, há uma constante transformação nas embalagens para acompanhar esse consumidor que busca mais funcionalidade e sustentabilidade em seu dia a dia.

Investir em novas tecnologias, formas, materiais, acabamentos e cores são alguns dos caminhos que estão sendo trilhados para dar protagonismo às embalagens como meio para transmitir os atributos da marca e impactar esse novo consumidor.

Bem, a importância das embalagens fica cada vez mais clara: diferenciar-se na gôndola é o primeiro passo para o sucesso.

 

Prateleira sob medida

Em meio a centenas de produtos que parecem iguais, apresentar sua marca diante da experiência do consumidor com embalagem impactante, inovadora e funcional é decisivo. Além disso, com lares cada vez menores e rotinas mais intensas nos principais centros econômicos do mundo, faz-se necessário trazer ao mercado novos tipos de embalagens, que ofereçam mais praticidade e conveniência durante todo o processo de consumo, desde a estocagem até a hora de servir e consumir. Isso não só facilita a decisão de compra como também atrai novos consumidores sedentos por inovação e usabilidade.

O design de embalagens sempre é pensado para o perfil do público ao qual o produto é destinado. Esse é o caso das embalagens flexíveis, que vêm se tornando mais frequentes em alguns alimentos: das embalagens que podem ir ao micro-ondas até outras, com abertura re-selável – todas desenvolvidas atendendo a busca por praticidade. Esse é um dos mercados que mais crescem no mundo por todos os motivos já mencionados aqui. Mais exemplos de novas frentes de atuação: alimentos preparados ou cozidos na própria embalagem – conhecidos como “retortable”.

E diante de um mundo cada vez mais acelerado pela tecnologia, muitos consumidores também se voltam para um modo de vida menos estressante e buscam atributos ligados ao bem-estar e à saúde. Aqui entram as embalagens para produtos como alimentos vegetarianos, light, sem lactose ou sem glúten. Uma das técnicas do mercado para essa tendência é a aposta em cores de tom matte, que passam essa percepção de leveza visual e sustentabilidade.

A tendência de pacotes menores também surge para atender um cliente que muitas vezes mora sozinho e prefere porções individuais. Isso vem ao encontro da maior preocupação desses consumidores: evitar o desperdício dos produtos. Por isso, é determinante a escolha correta das embalagens para cada item que compramos. Ou seja: é importante que o alimento do pacote possa ser consumido em sua totalidade. Para isso, além de um design inteligente, é preciso que o pacote conserve a integridade do material, evitando vazamentos, esfarelamento ou outros efeitos indesejados.

Ainda nessa linha de reduzir desperdícios e “porcionar” produtos, as embalagens com sistema “abre e fecha” são uma tendência irreversível. Em um futuro próximo, empresas que não forem capazes de fornecer essa tecnologia aos clientes ficarão ultrapassadas. O objetivo dessa embalagem é possibilitar a retirada de uma porção do alimento e poder fechar novamente a embalagem de forma simples, higiênica – e ainda devolvê-lo ao armário ou refrigerador sem que o alimento perca suas características originais.

 

Desembale e surpreenda-se

Assim, não importa se uma embalagem está exposta em um supermercado ou em uma farmácia, ela sempre deve ter como prioridade atender um público-alvo. E atender esse consumidor que se transforma com tanta rapidez e exigência pode ser um desafio. Ao mesmo tempo, é uma vasta fonte de inspiração para o desenvolvimento de embalagens que nos ajudam a transformar o mundo.

 

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