A importância das embalagens para o e-commerce

Muito além da proteção do seu produto, no comércio online as embalagens são essenciais na conexão de uma marca com seu consumidor

E no e-commerce? Qual é o papel das embalagens?

Já sabemos que embalagens são fundamentais para as companhias que comercializam seus produtos em gôndolas físicas. Mas, e quando falamos em vendas online? Você pode não acreditar, mas uma embalagem bem pensada impacta na experiência de compra e pode ser um grande diferencial para o seu negócio no e-commerce. Só que nem sempre foi assim.

Há pouco tempo, a principal função das embalagens no comércio eletrônico era a de proteger e garantir a integridade de uma mercadoria. Acontece que com o tempo, os lojistas passaram a enxergar isso como um princípio básico e o que passou a ser considerado um diferencial foi, então, o famoso design. Temos essa percepção ainda mais clara em pesquisa realizada pela MeadWestvaco Corporation (MWV), multinacional especialista em embalagens: cerca de 70% dos clientes voltam a comprar online quando os embrulhos são seguros e atraentes.

De acordo com estudo Tetra Pak Index divulgado recentemente, o e-commerce mundial movimenta US$44,5 bilhões atualmente e terá crescimento de 17,4% até 2022. No Brasil, as vendas online somam US$ 75 milhões, representando somente 0,2% quando comparado aos demais canais de compra. Mas a expectativa é que esse número chegue a 6,5% em 2022. Bem, nem precisamos mencionar que as redes sociais invadiram nosso dia a dia e que o compartilhamento de produtos é algo recorrente em nosso network. Ou seja, qual empresa pode se dar ao luxo de não estar no universo online?

O ponto é que só ser digital não basta. Algumas marcas já entenderam que trabalhar suas embalagens de maneira inteligente é sinônimo de conquistar não só consumidores, mas fãs. Um exemplo? A Lacta deu a seus consumidores a possibilidade de personalizar a embalagem de seus chocolates no website. Algo simples e que conquista o cliente por propor uma experiência individualizada.

 

Branding é o diferencial

Com um mercado cada vez mais competitivo, os lojistas passaram a buscar novas formas de se destacarem. E foi aí que a embalagem assumiu um papel de maior importância neste cenário, e outras funcionalidades passaram a ser consideradas: reforçar a identidade visual, encantar o cliente e, consequentemente, transmitir credibilidade.

Além de investir em um design moderno e atrativo, é fundamental que as marcas procurem aproveitar esse gancho para chamar atenção à identidade visual de sua marca. Isso pode ser feito através de impressão da logomarca, ou colagem de adesivos, por exemplo.  Outra forma interessante de se destacar e gerar uma experiência diferenciada ao seu cliente é a criação edições especiais para datas comemorativas, como Natal e dia dos namorados, por exemplo.

 

A logística ainda é importante

Como já falamos, o fator logístico das entregas já é condição básica para qualquer empresa. Mas vale sempre lembrar que o cuidado com a preservação dos produtos e a entrega em condições perfeitas ainda é crucial para que o consumidor pense sempre: “Vou comprar naquela loja, a entrega é perfeita”. Por isso, as empresas devem cada vez mais buscar embalagens resistentes, adequadas para cada tipo de produto e diferenciem seus produtos dos demais concorrentes.

 

Da tela ao lar

Uma dica para se ter em mente é pensar na embalagem como parte do seu produto, e dar importância à sua personalização. Assim como nas lojas físicas, a experiência dos clientes no e-commerce começa na vitrine – ou, no caso, na tela – e termina com a satisfação de adquirir um produto excelente. Os resultados são clientes satisfeitos, fidelizados e dispostos a falar bem da loja para todos ao seu redor.

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