Desperdício de alimentos

Poucos sabem o quanto as embalagens plásticas podem contribuir para a conservação de alimentos em geral. Então, separamos alguns fatos para te ajudar a entender o valor deste material para o mercado de comestíveis.

O poder das embalagens na luta contra o desperdício de alimentos

Você sabia que o plástico é um forte aliado na conservação de alimentos? Sim, as embalagens ajudam a manter diversos alimentos frescos por mais tempo, ou seja, aumenta seu tempo de conservação.

 

Precisamos falar sobre o desperdício

Números divulgados pela ONU mostram que pelo terceiro ano consecutivo a fome aumentou no mundo. Hoje 821 milhões de pessoas passam fome. Ou seja, 1 em cada 9.

E os dados de desperdício de alimentos têm se tornado cada vez mais alarmantes. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), atualmente, 1/3 dos alimentos produzidos pelo mercado mundial não são aproveitados. Se toda essa comida representasse um país, ele seria o terceiro maior emissor de gases estufa do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos.

 

Uma nova perspectiva sob as embalagens

Como falamos, as embalagens plásticas ajudam a conservar alimentos e a reduzir seu desperdício. Um estudo realizado pela Plastics Europe mostra que o uso do plástico reduziria em 30% a quantidade de alimentos que vão para o lixo enquanto estão sendo produzidos.

E como tantas outras coisas, o plástico, quando utilizado de maneira inteligente, pode trazer benefícios ao meio ambiente. Isso porque, eliminando embalagens plásticas, o impacto ambiental aumentaria drasticamente: o volume de comida perdida seria muito maior e o aumento da emissão de gases afetaria ainda mais camada de ozônio.

Vamos aos exemplos! No processo de produção da carne, 23% do que poderia ser consumido é perdido. Usando embalagens plásticas, esse número seria reduzido para 16%. No caso do arroz, o volume de perdas diminuiria de 16% para 11% .

Outros exemplos legais: no texto sobre embalagens flexíveis, falamos sobre o Stand Up Pouch, que permite que um produto seja utilizado em sua totalidade, sem que resíduos sobrem. E também contamos um caso muito bacana, do VP 30, filme plástico que ajudou a Solito a aumentar em 30% o volume da sua produção do arroz.

As embalagens também ajudam na logística para a longas distâncias. Assim, o que está sendo transportado não estraga e chega em perfeitas condições em regiões de difícil acesso. Fora isso, as embalagens flexíveis de atmosfera modificada tornam possível que frutas e legumes durem mais e sejam facilmente estocados.

 

O tal do custo benefício

Fica claro que, aliado a um bom uso, podemos trabalhar o plástico como ferramenta na luta contra o desperdício alimentício. Agora, é preciso trabalhar pela conscientização de empresas e da sociedade para que liderem atividades em prol dessa causa. Só assim teremos um ótimo custo benefício nessa complexa equação. Nós já começamos. E você?

Tel. (11) 4146 7890
contato@incubapack.com.br

Estrada Aldeinha 1488 – Bairro: Jardim Marilú

CEP 06343-040 Carapicuíba – SP